terça-feira, 5 de maio de 2009

PROJETO: O CORPO EM CENA-INVADINDO CURITIBA


FOTO RAFAELIN POLI
A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA AO CONHECIMENTO PÚBLICO: O ARTIGO CIE

O percurso escolhido inicialmente para o projeto O Corpo em Cena Invadindo Curitiba era fruto de minha participação no Workshop Laboratório Corpo/Cidade. Ministrado pela arquiteta Paola Jacques Berenstein, foi realizado no Centro de Estudos do Movimento - Casa Hoffmann, em Curitiba, Paraná. O corpo, matéria fundamental das discussões contemporâneas, era tema central desta oficina. O debate girou em torno das relações entre corpo e cidade, das possibilidades de apreensão, através das experiências corporais, de questões sócio-políticas que envolviam arquitetura, urbanismo e arte.
As informações recebidas e as indagações suscitadas, tanto estimularam a realização deste projeto como apresentaram um labirinto cujos caminhos intricados me fizeram percorrer em círculos e entrar em becos sem saída. No entanto foi perdida que encontrei uma trilha que não havia notado anteriormente: sua relação com minha experiência pessoal que está inscrita em minha trajetória corporal. Revendo e analisando a intervenção realizada em 2006 chamada de Intervenção Cênica que
frisa os Actantes (Sociedade de Consumo) e as Entidades Figurativas (opressor/oprimido, alienado e rebelde), decidi então retomar o processo e realizar novamente este evento no espaço público comercial de Curitiba. Este (re)surge num desabafo materializado em ações físicas e gestos - Intervenção Cênica: Ensaio Aberto Parte I. Os processos desenvolvidos nesta intervenção agora fazem parte de meu projeto de Iniciação Científica O corpo em Cena – Invadindo Curitiba pelo Programa de Iniciação Científica da FAP orientado pela professora Ana Fabrício.
Mais que um manifesto para as artistas envolvidas, desejo poder dividir este olhar no espaço cênico, ou melhor no espaço público desenvolvendo ações físicas que comuniquem e afetem o outro que vê. Mexer com o olhar do público e com a arquitetura circundante é pensar em presença e deslocamento, é intervir no cotidiano recriando situações nos quais as colaboradoras se arriscam. E este risco me faz acreditar que “o teatro tem função preponderante de promover a comunhão social, eliminando praticamente a distinção entre palco, platéia, atores e espectadores.” (LIMA,1999)
.

Como relacionar Teatro, que é a minha referência, com as possibilidades de intervenções urbanas indicadas por Paola Berenstein Jacques, a fim de experimentar o espaço público, construindo situações cênicas entre eu, a atriz e o outro, o público? Talvez, intuitivamente, os indícios desta pesquisa se manifestaram na intervenção realizada em 2006 pela disciplina de Improvisação, orientado pela professora Ana Fabrício. Fruto de um exercício de criação de roteiro através de improvisações de ações físicas o grupo formado por mim e mais cinco colegas desenvolveu uma partitura de movimentos a partir da palavra “rasgo” que estruturou um tipo de “cena”. No percurso da criação percebemos a necessidade de uma transformação artístico-espacial, que não deveria ficar restrita a sala de aula. Já que esta “cena” comunicava fora das fronteiras da Faculdade, em espaços de grande fluência de pessoas decidimos “apresentar” este processo no calçadão da Rua XV de Novembro, região centro-comercial de Curitiba, Paraná. Denominado de Intervenção Cênica seu foco era eliminar o limite arquitetônico, apropriar-se e deixar-se apropriar pelo espaço aproximando público e artista. Por indicação de Ana Fabrício, em abril de 2009 eu e o grupo retomamos este processo de pesquisa. Após encontros decidimos executar o evento Intervenção Cênica: Ensaio Aberto Parte I novamente no calçadão da Rua XV de Novembro, agora trazendo definições teatrais por Patrice Pavis1 para a estrutura elaborada. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA AO CONHECIMENTO PÚBLICO: O ARTIGO CIE
Ao relacionar as experiências com as definições de Pavis, puderam ser identificadas algumas semelhanças, no entanto nem todos os termos se ajustam ao evento realizado no dia 04/04/2009 (Foto acima) no calçadão da Rua XV de Novembro.
Os resultados foram analisados, sistematizados e reformulados num novo Roteiro de Ações, que será realizado em outro espaço público de Curitiba. As reflexões a partir destes eventos e suas relações com os elementos que constituem uma cena teatral servirão de base para o artigo finalizará o projeto O corpo em Cena: Invadindo Curitiba. O conteúdo, atual, deste artigo científico e mais os resultados visuais (vídeo e imagem) dos eventos realizados estão publicados em um blog www.intervencoescenicas.blogspot.com onde abro espaço para discussões e sugestões, esperando um retorno para prosseguir em minhas pesquisas.

AGUARDO TODOS LÁ PARA DIVIDIR E COLABORAR!


Abraços!!!

Aline (Negra) Silva

DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA AO CONHECIMENTO PÚBLICO: O ARTIGO CIE

DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA AO CONHECIMENTO PÚBLICO: O ARTIGO CIE